Louvor e Adoração: Visão
Deus procura Adoradores:
“… Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos,… Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito e importa que os seus adoradores O adorem em espírito e em verdade.” (João 4:22-24)
Deus não precisa de adoração e sim de adoradores. Então como adoradores louvaremos a Deus e através dos nossos louvores criaremos uma atmosfera de adoração, atraindo assim a sua presença para manifestação do seu poder, da sua glória, majestade…

Posturas de um Levita (Adorador):
1.O verdadeiro Levita abraça a visão geral do ministério independente de seus objetivos pessoais.
2.O Levita é servo. Rm 1:1 “Paulo, servo de Jesus Cristo, Chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus”.
3.E aquele que elimina da sua vida tudo aquilo que fere a glória de Deus. Tg 3:14 “Mas se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Hb. 3:12 “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo”.
4.Busca a santidade. Nenhum levita pode fazer a obra de Deus sem estar com sua vida em santidade, que é estar em obediência aos seus mandamentos, andando conforme a vontade de Deus. Só podemos estar na presença de Deus com as nossas vestes limpas.
5.O Levita precisa ter vida de adorador. Dar testemunho de servo, de obediência a Deus, de humildade, ter vida de oração e estudo da palavra. Deve ter uma postura de vitória e não de derrota, em seus lábios deve haver sempre um sorriso e um motivo para louvá-lo seja qual for a situação.
“Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo, alegrai-vos”. (Fp 4:4)

1.O levita deve se submeter à autoridade constituída. Não há verdadeira adoração sem que haja submissão. Se você não consegue ser submisso ao seu líder, também não será submisso a Deus.
“Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles, porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”. (Hb13:17)

1.O levita precisa se aprimorar na técnica. “Entoai-lhe um novo cântico, tangei com arte e com júbilo”. (Sl 33:3)
Tangedor – era um instrumentista profissional.

Louvor e Adoração: Propósito
Alcançar vidas. E como fazer isso através do louvor? Envolve-las nessa atmosfera de adoração para que tenham um encontro com Deus.

Salmos 22:3 “Contudo tu és Santo, entronizado entre os louvores de Israel.”
Então, Ele se acha entronizado, ou habita, onde o seu povo o louva. Em outras palavras onde houver verdadeiros adoradores louvando e exaltando a Deus, ali estará presente todo o seu poder. Salvação, cura, libertação, perdão, amor, paz…, portanto alcançando vidas.

Louvor e Adoração: Conceito
Louvor
•Louvor significa falar bem de, exaltar, ou magnificar as virtudes de alguém.
•Louvor vem de um relacionamento intimo com Deus. Vem de uma entrega extravagante, que ao meu entender quer dizer uma busca extravagante de sua presença é uma obediência extravagante, vida de oração extravagante…
12 Traduções em hebraico
Palavras de louvor
A melhor forma de entender o que significa louvor é examinar as palavras usadas para o louvor no Velho Testamento, e particularmente no livro de Salmos.

HALAL (aleluia)
Significa simplesmente, louve o Senhor, ou “Louve Yah”. Yah é a forma abreviada da palavra do Velho Testamento Yahweh, traduzido como Jeová. HALAL significa ser vangloriado, estar feliz e alegre.

A palavra conota uma tremenda explosão de entusiasmo no ato de louvor. Isto é o que uma pessoa faz quando seu time favorito vence uma partida nos últimos cinco minutos do jogo. Se eles são realmente fãs, eles permanecerão, levantarão suas mãos e gritarão em vitória. Esta é a essência do significado da palavra halal.

Muito poucos de nós sempre louvam ao Senhor desta forma. Vangloriamos e exaltamos a Deus em sua grandeza com tanto entusiasmo e alegria que outras pessoas podem pensar que é uma tolice. O homem que louva ao Senhor dessa maneira é envolvido com o amor que ele sente pelo Senhor. Ele não está agindo como um tolo diante do Senhor.

YADAH:
(levantar as mãos), como no Salmo 138:1, “eu darei graças a Ele de todo o meu coração; eu cantarei louvores a Ele diante dos deuses”. Em uma tradução melhor de o verbo agradecer ou louvar é admitir de publico. Esta palavra expressa o verdadeiro significado de louvor. Isto é falando aos outros o que Deus tem feito. Este verbo tem um significado mais profundo que é de “mão estendida”, ou, “lançar a mão”. Isto implica em adorar com as mãos levantadas.

Esta é a palavra usada em 2 Cro 20:19-21, onde os levitas vão a frente do exercito louvando o Senhor. A palavra para louvor em Hebraico é yadah. Quando eles iam, eles levantavam as mãos com toda a sua força. Eles expressaram seus louvores a Deus com as mãos levantadas, e é claro, nós sabemos o que aconteceu; o inimigo se auto-destruiu.

- Nossas mãos expressam muito de nossa personalidade. Nós podemos fazer um punhal golpear alguém. Nós podemos alcançar e tocar alguém com nossas mãos e abençoa-las. Ou, nós podemos levantar nossas mãos em louvor a Deus. Salmo 63:4 diz, “Assim eu te bendirei enquanto eu viver, levantarei minhas mãos em teu nome”.

BARAK (abençoar):
Ele tem nos abençoado, mas como podemos abençoar Deus? Salmo 103:1-2 diz,

“Bendize ao Senhor, O minh’alma: e tudo o que há em mim, bem-diga o seu santo nome. Bendiga ao Senhor, o minh’alma, e não esqueça de nenhum dos seus benefícios.”
Nós bendizemos ao Senhor não esquecendo dEle, e não esquecendo de suas bênçãos. O salmo 103 passa então a enumerar aquelas bênçãos: amor, satisfação, redenção, honra, renovo. Nós abençoamos o Senhor, lembrando de todas essas coisas.

Existe um sentimento de ajoelhar-se e bendizer ao Senhor em um ato de adoração na palavra barak. Existe uma reação reflexa em nós que desejamos nos prostrar na presença do Senhor, especialmente em oração.

No salmo 72:9-15, Deus prometeu libertar os pobres e aflitos se eles se prostrassem diante dEle pelo ato de se prostrar esperam receber a benção do Senhor. O conceito aqui é muito simples, se nós nos ajoelhamos diante dEle e ficamos na expectativa de receber suas promessas, nós receberemos.

ZAMAR:
Significa tocar instrumentos de cordas, e refere-se ao louvor que envolve adoração instrumental como está escrito no salmo 150. PRECISAMOS INTENSIFICAR EM NOSSO MINISTÉRIO.

Este é um dos verbos musicais de louvor usado em Salmos. Ele traz a idéia de fazer música de louvor para Deus como no salmo 92:1,

“É bom render graças ao Senhor (reconhecimento público a Jeová) e cantar louvores ao teu nome ó Altíssimo”.
É impossível entender louvor sem entender esse relacionamento de louvor com música. Música foi a principal expressão de louvor pelos filhos de Deus no Velho Testamento. É impossível ter voz se estendendo por muito tempo sem que a música seja envolvida.

SHABACH:
Significa barulho, falar em alto e de forma convincente. Esta palavra é encontrada no salmo 117:1,

“Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, louvai-o todos os povos”.
SHABACH também, significa ordenar triunfo, glória e gritos. No salmo 63:3-4 Davi diz,

“Porque a tua graça é melhor que a vida, meus lábios te louvam (shabach). Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto viver”.
Há um tempo quando é apropriado gritar alto ao Senhor. Isto é shabach. Este é o tipo de louvor que faz o diabo fugir.

TOWDAH:
É relacionada com a palavra yadah. Em algumas versões da Bíblia é traduzido como ações de graças. Também envolve adoração com as mãos.

É usado no livro dos Salmos para dar graças a Deus pelas coisas que ainda não aconteceram, assim como para aquelas que já foram realizadas. Salmo 50:23,

“O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus.”
A palavra de louvor aqui é towdah, e tem a conotação de sacrifício distinto. Towdah está diretamente ligado ao conceito de sacrifício e relata louvor. Se estivermos dispostos a oferecer sacrifícios de louvor agora, então nós veremos a manifestação da salvação de Deus. Nós O louvamos diante dos acontecimentos.

O sacrifício de louvor é um ato de fé é implícito na palavra towdah, especialmente como é usada neste verso. Towdah então é o sacrifício de louvor, alegrando-se em alguma coisa que está prometida na palavra, mas ainda não se realizou. Há um grande poder espiritual no uso da Palavra desta maneira. Para nós, hoje, chamamos isso de louvar por fé, exaltando o Senhor pelo que cremos que ainda irá fazer.

Como as pessoas elevam as suas mãos e corações ao Senhor, isto envolve sacrifício, especialmente se eles estão com os seus corpos muito doentes. A mente carnal lutará nesta hora e dirá que é um ato ridículo. Mas existe uma grande fé no louvor towdah. É o sacrifício que Deus honra com a operação de milagres.

TEHILLAH (cantar alto):
Tehillah é cantar nossas “aleluias”, é usado no Salmo 22:3 onde vemos que Deus habita (sentado, entronizado) nos louvores do seu povo.

•Deus se manifesta em meio a um cântico exuberante.
•2 Cro 20:22 , Israel começou a cantar e louvar, Deus preparou emboscadas.
•Isto é um tipo especial de cântico
•É o que nós conhecemos hoje como “cantando no espírito”
•Essa expressão de louvor traz uma grande unidade no corpo de Cristo
•Outras referencias: Salmo 34:1, Salmo 40:3 e Salmo 66:2.
RUAH (gritos de alegria):
Os crentes do Velho Testamento não tinham problemas em ficar realmente alegres em seu relacionamento com Deus.

Salmos 95:1, “vinde e cantemos ao Senhor com jubilo, cantemos ao Rochedo da nossa salvação”
Salmos 100:1, “Celebrai ao Senhor com alegria”.
Existe uma autenticidade nesse verbo de louvor;

GARA (proclamar e anunciar o nome do Senhor):
Salmo 116:17 diz,

“Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graça, e invocarei o nome do Senhor”
NAGAD (declarar):
Expor, manifestar, confessar.

BASAR (proclamar):
Anunciar.

RUM (exaltar):
Tornar alto, erguer, levantar, engrandecer, glorificar.

O importante a ser observado nessas palavras de louvor no Velho Testamento é que elas são palavras de sons. Louvor no Velho Testamento é sempre acompanhado de sons. Isto é vocal, isto é público, e isto é alegre.

Louvor e Adoração: Ações de graças
Uma atitude de gratidão por um benefício recebido.

Quando damos graças? Em tudo! 1 Tess. 5:16-19

Ações de graças é apropriar-se da resposta para a graça de Deus em nossas vidas. Que significa tomar posse da benção mesmo antes de ter sido concretizada. Com isso exercitamos nossa fé e fazendo isso nos preparamos para os milagres, através das ações de graças estamos mais íntimos do Senhor, e assim afinamos os nossos ouvidos à voz do Espírito. Então podemos perceber em que o louvor pode transformar e modificar em nossas vidas

Ações de graças é uma expressão da plenitude do Espírito. Não ache que você possa estar cheio do Espírito se a sua boca não declara ações de graças. Ef 5:17-20.

Mt 12:34 – Se o seu coração estiver cheio de gratidão isso virá a sua boca.
“Quando começamos a ser gratos, e enumerar o que Deus já fez, não demora muito para nos alegrarmos com o que Ele pode fazer hoje”.

Se estivermos dispostos a dar graças a Deus em todas as circunstâncias não importando quão mal possamos estar, iremos mover fé em nosso espírito, e nos prepararemos para os milagres de Deus.

Louvor e Adoração: Salmos, Hinos e Cânticos espirituais
Efésios 5:19 “Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais”.
Salmos:
Do hebraico “tehillim” cânticos de louvor. Salmos – celebração.

“Há uma grande energia espiritual liberada quando a congregação começa a cantar os salmos. Muitos dos salmos falam de fraquezas dos crentes, mas eles sempre terminam com uma mensagem de esperança e louvor.”

Obs. Mais uma prova de que mesmo na adversidade eu devo louvar o Senhor (sempre).

Hinos:
Do grego “hymnos” louvor a Deus.

“É uma expressão espontânea do regozijo cristão, com meio de instrução acerca da fé.” Cl 3:16

Também tem a característica de ensinar o povo acerca da palavra de Deus. Fé, amor, bondade, novo ânimo, perseverança, não olhar circunstâncias…

Cânticos Espirituais:
Canções especiais que vem sob a influência e inspiração do Espírito Santo. Talvez seja isso que Paulo relata em 1 Co 14:15 “Eu cantarei com o espírito e com a mente também.” Quando cantamos em línguas, não nos preocupamos com rimas ou palavras, nós apenas expressamos profundos sentimentos do Espírito.

Alguns tipos de cânticos espirituais:

•pessoal
•congregacional
•profético

Louvor e Adoração: Chamado Levítico
Quem eram os levitas?
Filhos de Levi, todos da tribo de Levi, para servirem exclusivamente no templo, a tribo de Levi foi eleita por Deus para ocupar-se das questões de culto em Israel.

Levi, do hebraico “Lêwi” ligado à raiz Iãwâ significa juntar, ou ainda “Hillaweh” que significa unir. O nome “Hillaweh” (Levi) é da mesma família onomatopaica da palavra “Halecuia”.

“Outra vez concebeu Lia, e deu a luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei a luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi.”
O nome daquele de onde se originou a tribo dos levitas significa unir, vemos agora que essa união referida pelo texto acima se trata da união do esposo com a esposa.

Tipologicamente falando podemos concluir que os levitas têm a responsabilidade de unir a esposa entre (igreja) ao esposo (Deus).

A pergunta que surge hoje a todos os levitas é: Eu estou usando o dom de Deus para unir o que? Porque a muitos que perderam a visão e estão usando seus dons e talentos para os seus próprios prazeres, em vez de atrair a presença de Deus para a igreja estão se ofertando como artistas, querendo atrair toda a atenção dos ouvintes para si, então estão atraindo maldição em vez de bênçãos.

Para que fomos chamados?
1 Cro 1:1 “E Davi, juntamente com os capitãs do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com arpas, com símbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério.”
Aqueles levitas, designados por Davi para o louvor, tinham a tarefa de profetizar com arpas, alaúdes e salterios.

Rm. 1:1 “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus”.
Os levitas são guardiões da glória de Deus. É um chamado de santificação e separação, pois não há como defender a santidade sem ser santo e não há como defender a glória sem ser separado. Por isso um levita (músico, cantor, dançarino) não pode tocar no santo e no profano ao mesmo tempo.

O levita precisa ter santidade. A santificação é o elemento chave para que o levita tenha o seu ministério bem sucedido “Segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hb. 12:14

O que preciso para ser levita?
Dt. 10:8 “Por esse mesmo tempo, o Senhor separou a tribo de Levi para levar a arca da aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para servi-lo e para abençoar em Seu nome até o dia de hoje”.
1.Levar a arca: fala sobre a presença de Deus, manter a presença sobre os seus ombros. Como? Devocional, tempo de oração, jejum, buscar Deus.
2.Estar diante do Senhor: atrair o coração do Pai. Como? Tempo de adoração a sós através da oração. Necessitamos de oração para conhecer o coração de Deus, para conhecer o nosso próprio coração e para.
3.Servir: servir o templo e a congregação. Como? Se aprimorar tecnicamente, ajudar nas funções da igreja como: limpeza, organização.
4.Abençoar e proclamar Deus sobre o povo. Como? Ter uma boca e um coração cheios de bênçãos para proclamar sobre o povo de Deus, e sobre os que não O conhecem

Blogger template 'FlowerFlush' by Ourblogtemplates.com 2008